Image Map

19 junho 2018

Intolerância a lactose, o que é isso?

Bem meus amores, nos últimos anos as pessoas falam muito sobre intolerância a lactose. Mais será que é um problema novo?
Vamos conhecer melhor esse assunto.
A intolerância a lactose (ou alergia ao leite ) É a incapacidade de nosso organismo digerir a lactose, açúcar encontrado no leite e em outros produtos lácteos.


  • Vocês sabiam que existem Três tipos de Intolerância a Lactose? Vamos ver quais são.
 Intolerância a lactose Primária. Resultado do envelhecimento. É mais comum em pessoas com idade mais avançada.
  • Intolerância a lactose Secundária. Resultado de alguma doença ou ferimento.
Intolerância a lactose Congênita. Quando a pessoa ja nasceu como problema.
Vamos as causas.

A intolerância a lactose acontece como consequência de outro problema.

A deficiência de lactose ocorre quando o intestino delgado deixa de produzir a quantidade necessária da Enzima Lactase. Sua função é quebrar as moléculas de lactose e convertê-las em glicose e galactose.
A presença de Lactose no organismo se dá por meio da ingestão de leite e seus derivados.

As causas de Intolerância variam de acordo com o seu tipo. VEJAMOS
👇


  • 1 Intolerância a Lactose Primária.
Durante a infância o corpo produz muita enzima Lactose, pois o leite é a fonte primária de nutrição após o nascimento. Geralmente o corpo diminui a quantidade de Lactose conforme a pessoa vai ficando mais velha e sua dieta variando. Com o tempo, esse declínio na produção de lactose pode levar a um grau de Intolerância a Lactose.


  • 2 Intolerância Secundária.
Esse tipo de intolerância acontece quando o intestino delgado deixa de produzir a quantidade normal de lactose por causa de alguma doença, cirurgia ou injúria. Alguns desses fatores podem levar a um quadro de Intolerância a Lactose secundária.
Ex: Doença Celíaca, Gastroenterite, e a doença de Crohn.( o tratamento da condição intrínseca a esse tipo de intolerância pode resolver o problema.)


  •  3 Intolerância a lactose Congênita.
É possível embora raro, que bebês nasçam com intolerância a lactose por causa da deficiência total da lactose no organismo. Essa condição é conhecida como ( herança autossômica recessiva).  E é passada de geração em geração.
Isso significa que tanto o pai quanto a mãe precisa transmitir o gene da intolerância a lactose para o filho, para que ele apresente o problema.

Sintomas mais comuns.

Geralmente começam entre 30 a 2 duas horas depois da pessoa injerir algo que contenha lactose .

  • Diarréia
  • Náusea e as vezes vômito
  • Dores abdominais
  • Inchaço.

Qual o tratamento?

O tratamento visa evitar os produtos lácteos, consumir produtos sem lactose ou usar suplementos de Lactose.
Hoje no mercado existem vários produtos sem lactose. Como, queijos, requeijão, bolos, leite, biscoitos, pães entre outros.
Outros substitutos para o leite são as bebidas vejetais, entre elas o leite de arroz, leite de amêndoas e o leite de castanhas.


  • Não existe cura para intolerância a lactose, mais é possível tratar os sintomas limitando os produtos com leite e derivados.
  • Se a intolerância não for grave, o indivíduo não precisa excluir da dieta qualquer alimento que contenha Lactose. Aos poucos a pessoa descobre quais alimentos lacteos, ela pode ingerir sem sentir tantos sintomas.

É meus amores 💞.
Eu fiz essa pesquisa para poder ajudar um pouco a quem sofre com esse problema de saúde.
Eu espero sinceramente ter podido ajudar um pouco vocês ❤️❤️.

Fonte de matéria 👇.

https://www.einstein.br/noticias/noticia/intolerancia-a-lactose-cuidados-com-a-alimentacao.

#saude #vidaesaude #intolerancialactose.

12 comentários:

  1. Eu tenho intolerância a lactose confirmada por exames médicos, é sempre importante procurar um médico e não seguir modismos e tirar o leite da vida por conpleto. No meu caso o problema é meu intestino que faz mal a sua função de quebrar moléculas e pegar para si os nutrientes que eu preciso. Eu não me sinto mal comendo produtos que tem lactose, como tortas e bolos, mas me sinto inchada, com dores e enjoada quando como coisas diretamente ligadas ao leite, como queijos, iogurtes e o próprio leite, no geral eu só tomo aquele leite de caxinha sem lactose. A gente tem que aprender a conviver com a intolerância. Mas eu queria muito que existissem mais produtos sem lactose e com um preço acessível. Os iogurtes sem lactose por exemplo são super caros e com poucas opções de sabores e marcas, geralmente o que tem na prateleira do mercado nem se compara em sabor com o que tem lactose.
    Enfim, amei o post. Achei muito informativo Andreia.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou minha querida muito obrigada 🌼, pesquisei essa matéria, mais existe uma gama de informações sobre o assunto. E também muitas pessoas já me falaram sobre esse problema, o importante é como você falou, tentar conviver da melhor forma possível. Obrigada por passar por aqui ❤️❤️.

      Excluir
  2. Graças a Deus, não tenho e torço para não desenvolver pq amo leite...

    ResponderExcluir
  3. Trabalho na Educação Infantil e é cada vez maior o número de crianças com intolerância à lactose. Triste!

    ResponderExcluir
  4. É verdade amiga, a grande maioria das crianças estão mesmo com essa alergia ao leite e seus derivados. Que pena mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Que importante esse assunto,muitos sofrem com isso,eu amo leite,imagino que seja muito difícil

    ResponderExcluir
  6. Isso é assunto sério. Parabéns pela explicacão

    ResponderExcluir
  7. Oi Deia amei o post eu tenho intolerancia e descobri ha pouco tempo estou evitando algumas coisas não é facil amei o post muito informativo.
    Fernanda Caterina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida que bom que você gostou, e tomara que eu tenha podido ajudar um pouco vocês meus amores 💞.

      Excluir